O ciclo solar

A  rotação do Sol e a variação do seu campo magnético determinam ciclos na sua atividade com, em média, 11 anos. Mais concretamente, é a rotação diferencial, uma vez que não sendo um corpo sólido, roda mais rapidamente no equador do que nas latitudes mais próximas dos pólos, que produz um arrastamento e pandsol0rotura das linhas do campo magnético solar. Em média, a cada 11 anos, dá-se uma inversão dos pólos magnéticos. Um dos indicadores deste ciclo é a presença e distribuição de manchas sobre a fotosfera solar. Tratam-se de zonas com fortes campos magnéticos que inibem os movimentos de convecção do plasma solar e por isso arrefecem, apresentando-se mais escuras que a fotosfera circundante. No início de cada ciclo há um número reduzido de manchas que se encontram, em geral, a latitudes mais elevadas.  Próximo do máximo de cada ciclo o número aumenta significativamente e passam a distribuir-se mais próximas do equador.

Este incremento do número de manchas é acompanhado por outros fenómenos solares reveladores de um aumento da atividade como explosões e erupções. Neste caso, inúmeras partículas são arremessadas no espaço e muitas delas podem atingir a Terra. As auroras boreais e austrais resultam da chegada dessas partículas que interagem com a atmosfera terrestre.

 

 

pandsol2

 

Pandemias e atividade solar

Alguns cientistas têm assinalado uma aparente correlação entre mínimos mais prolongados da  atividade solar e o surgimento de fenómenos pandémicos.

Os últimos mínimos mais significativos verificaram-se entre 1420 e 1570, o mínimo de Sporer, de 1645 a 1715, o mínimo de Maunder e de 1790 a 1830, o mínimo de Dalton. Em todos verificaram pandemias  como a varíola,  peste e cólera!

pandsol3

Será isto um facto comprovado? Muitas dúvidas se levantam…

Palavra aos estudos:

Pandemias podem ter relação com as mínimas do ciclo solar

Revealing the relationship between solar activity and COVID-19

Sunspot Cycle Minima and Pandemics: The Case for Vigilance?

Do solar cycles explain the emergence of COVID-19?

The Sunspot Cycle Leads to Origin and Epidemic Mechanism of Novel Coronavirus COVID-19

The Craziest Scientific Theory About What Causes Flu Pandemics

Solar activity and COVID-19 pandemic

The Sunspot Cycle Leads to Origin and Epidemic Mechanism of Novel Coronavirus COVID-19

What sunspots are whispering about covid-19?

Correlation between solar radiation and Covid-19

Relation Between Sunspots and COVID19 – A Proof for Panspermia