A
- Amplitude térmica
Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo.
AnemómetroInstrumento que permite medir a intensidade do vento.
AtmosferaÉ a camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre e mantida por ação da gravidade.
É composta predominantemente por azoto, 78%, 21% de oxigénio e 1% de outros gases, como o dióxido de carbono e uma quantidade variável de vapor de água.
As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km.
B
- Barómetro
Instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica.
Existem, essencialmente, dois tipos de barómetros:
Barómetro de cisterna - O mais simples e antigo é o de mercúrio.
Inventado por Torricelli, consistia de um tubo (fechado numa das extremidades) contendo mercúrio.
A altura desta coluna de mercúrio é uma medida da pressão atmosférica. É possível usar outros líquido mas o princípio de funcionamento deste barómetros é basicamente o mesmo do de mercúrio;
Barómetro aneroide - Baseiam-se na deformação de uma cápsula metálica de parede fina e fechada em vácuo.
C
- Ciclone
Um ciclone tropical é um termo genérico em meteorologia.
É uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação.
Produz uma convergência de ventos que se movem no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte.
É, portanto, um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades que se originaram em águas tropicais ou subtropicais.
Dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais têm várias designações (IPMA): - furacões (hurricanes) no Oceano Atlântico Norte - Golfo do México, Caraíbas e na região Leste dos Estados Unidos; - tufão no Oceano Pacífico Norte, na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China. Nas Filipinas são apelidados por baguios; - ciclone tropical severo na região sudoeste do Oceano Pacífico, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, etc.; - tempestade ciclónica severa na região norte do Oceano Índico, Índia, Bangladesh, Paquistão, etc.; - ciclone tropical na região sudoeste do Oceano Índico, Madagáscar, Moçambique, Quénia, etc.
ClimaÉ a síntese das condições médias do tempo em determinado local, medido durante um longo período.
É descrito pelo conjunto de todos os estados que a atmosfera pode ter num determinado local, durante um tempo longo, em geral 30 anos.
Tipos de clima (Classificação de Koppen - IPMA):
- Clima Tropical Húmido;
- Clima Seco;
- Clima Temperado com Inverno suave;
- Clima Temperado com Inverno rigoroso;
- Clima Polar.
D
- Depressão tropical
Ciclone tropical com velocidade dos ventos contínuos em superfície não superior a 61km/h
E
- Efeito de estufa
Fenómeno associado, principalmente, à presença de dióxido de carbono e vapor de água na atmosfera.
Estes gases deixam os raios solares atravessarem a atmosfera, mas impedem que parte do aquecimento resultante retorne para o espaço.
Como resultado, ocorre uma elevação da temperatura observada na parte mais baixa da atmosfera.
El NiñoAquecimento cíclico (intervalos médios de 4 anos) da temperatura da água do mar no Oceano Pacífico Oriental e na costa ocidental da América do Sul.
Produz variações nos padrões climáticos em diversas regiões do planeta e que afeta a circulação geral da atmosfera.
É responsável por anos considerados secos ou muito secos. .
EstratosferaÉ a camada que se sobrepõe à troposfera, atingindo a altitude de cerca de 50 km.
Na estratosfera, a temperatura mantém-se constante até à altitude de cerca de 20 km e começa então a aumentar até à estratopausa, o limite desta camada.ExosferaÉ a camada mais externa da atmosfera terrestre a partir da superfície, sendo a que antecede o espaço sideral.
Acima de 500 km, o movimento dos iões segue as linhas dos campos magnéticos da Terra, sendo essa última camada denominada Magnetosfera.
F
- Furacão
Nome dado aos ciclones tropicais com velocidade de ventos superiores a 120km/h que ocorrem no Oceano Atlântico Norte, Caraíbas, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico.
No Pacífico ocidental o ciclone tropical é conhecido por tufão e no Oceano Índico por ciclone .
G
- Granizo
Precipitação que se origina de nuvens convectivas, como cumulonimbus, e que cai em forma de esferas ou pedaços irregulares de gelo, podendo ocorrer em diferentes tamanhos e formas.
H
- Humidade
A humidade atmosférica é a quantidade de vapor de água na atmosfera.
A humidade absoluta é a massa de vapor de água por unidade de volume de ar húmido, expresso em g/m3.
A humidade relativa é a razão entre o conteúdo de vapor de água no ar e a sua capacidade de conter vapor de água a uma determinada temperatura. A humidade relativa é expressa como uma fração (%) . Por exemplo, 1 Kg de ar a 25 ºC está saturado quando contém 20 gramas de vapor de água. Se num determinado dia, a 20 ºC, continha 10 gramas, podemos expressar a humidade relativa como de 50 por cento (10/20). I
- Insolação
A insolação é a quantidade de radiação solar directa que incide por unidade de área e por unidade de tempo num determinado lugar da superfície da Terra.
Esta radiação solar recebida num dado lugar varia com a latitude e a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita.
IonosferaCamada superior da termosfera constituída por eletrões e átomos ionizados pela radiação solar.
Ppor ser composta de partículas ionizadas reflete as ondas de rádio.
A altitude dessa camada também pode variar de acordo com a quantidade de energia solar absorvida e pode atingir entre 50 km a 1000 km acima da superfície terrestre.
J
- Jet Streams
As correntes de jato mais conhecidas são a polar e a subtropical. Formam um grande cinturão de ventos de oeste que afetam a alta e média troposfera nas regiões subtropicais e temperadas, de forma geral entre os 25º e os 55º em cada hemisfério.
Estas correntes variam de latitude e de comportamento com as estações do ano, sendo em geral mais fracas e mais a norte no Verão e mais fortes e a sul no Inverno e são geradas pela combinação da rotação do planeta sobre o seu eixo e o aquecimento da atmosfera por radiação solar. L
- La Niña
É o fenóeno que em oposição ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da água do mar no Oceano Pacífico Oriental e na costa ocidental da América do Sul.
Também produz variações nos padrões climáticos em diversas regiões do planeta e que afeta a circulação geral da atmosfera.
M
- Mesosfera
É a camada que fica situada imediatamente acima da estratosfera. Nesta camada, a temperatura decresce com a altitude até ào seu limite superior, a mesopausa, a uma altitude de cerca de 80 km.
As temperaturas aproximam-se dos -90 oC.
Contém uma pequena porção de ozono e vapores de sódio.
N
- Neve
Prec
ipitação congelada, sob a forma de cristais de gelo translúcidos ou brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados.
O
- Orvalho
Condensação, na forma de pequenas gotas de água, que se acumula nas superfícies próximas ao solo.
Esta condensação ocorre geralmente durante a noite, quando a temperatura se reduz, atingindo o ponto de orvalho.
P
- Precipitação
Chama-se precipitação ou pluviosidade à água em forma de gotículas ou de cristais de gelo que provém da atmosfera e atinge a superfície.
Pode ter a forma de: chuva, chuvisco, neve, granizo, saraiva, nevoeiro, neblina, orvalho, geada ou sincelo.
Classificação da intensidade da precipitação líquida (fonte: IPMA):
a) chuva
- fraca, para valores menores 0,5mm/h
- moderada, para valores compreendidos entre 0,5 mm/h e 4mm/h
- forte, para valores acima 4 mm/h
b) aguaceiros de chuva
- fracos, para valores menores 2 mm/h
- moderados, para valores compreendidos entre 2 mm/h e 10 mm/h
- fortes, para valores compreendidos entre 10 mm/h e 50 mm/h
- violentos, para valores acima de 50 mm/h
Pressão atmosféricaA pressão atmosférica é a força exercida pelo peso do ar sobre uma determinada área. Das unidades utilizadas destaca-se o hectopascal (hPa), definida como a força de 100 000 N exercida em uma superfície de 1m2 .
O valor padrão da pressão atmosférica ao NMM é de 101 325 Pa , definida como sendo 1 atm.
R
- Relâmpago
É a manifestação luminosa que acompanha a descarga momentânea entre duas nuvens com cargas elétricas ou entre uma nuvem e o solo.
S
- Sincelo
Gelo resultante da congelação da água em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2ºC a -8ºC.
Resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contacto com uma superfície.
T
- Tempo
É a situação no curto prazo, ao contrário das mudanças climáticas, que são variações de longo prazo.
O tempo é definido por um conjunto de elementos atmosféricos: temperatura do ar, vento à superfície, pressão atmosférica, nebulosidade, humidade relativa do ar, etc.
A diferença entre clima e tempo está na escala temporal de cada um deles. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera em um local específico, enquanto o clima é a síntese das variações do tempo ao longo de um longo período. O tempo e o clima são, portanto, duas formas de descrever as mesmas variáveis mas utilizando diferentes escalas temporais.
TermosferaÉ a camada que recobre a mesopausa e não tem um limite superior perfeitamente definido.
Nesta camada o ar é muito rarefeito mas as temperaturas continuam a aumentar devido à radiação solar, atingindo os 1000 oC. Esta elevada temperatura resulta da grande velocidade a que as moléculas dos gases da termosfera se deslocam. Mas, como são muito esparsas, o percurso livre das partículas é muito grande, não há repartição uniforme da energia e no seu conjunto possuem uma insignificante quantidade de calor.
TornadoTal como o ciclone, o tornado também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece numa área menor com um diâmetro que não costuma ultrapassar os 2 km. Por isso são perfeitamente visíveis do solo.
TroposferaÉ a camada em contacto com o solo, onde vivemos, onde a temperatura decresce com o aumento da altitude.
O limite superior desta camada denomina-se tropopausa.
V
- Vento
O vento é o ar atmosférico em movimento em resultado de diferenças de pressão e temperatura.
CLASSIFICAÇÃO DO VENTO (fonte: IPMA.
No que respeita ao vento é importante saber:
1) direcção do vento é indicada apenas nos seguintes oito rumos: N, NE, E, SE, S, SW, W, NW.
2) intensidade do vento, para fins gerais, será expressa (em termos de intensidade média em 10 min) por:
a) Vento fraco < 8 nós < 15 km/h
b) Vento moderado 8 a 19 nós 15 a 35 km/h
c) Vento forte 20 a 30 nós 36 a 55 km/h
d) Vento muito forte 31 a 42 nós 56 a 75 km/h
e) Vento excep. forte > 42 nós > 75 km/h